DOSHU

Mestres DOSHU

O "Doshu" no Aikido é um termo que se refere ao líder supremo da arte marcial japonesa do Aikido. "Do" significa "caminho" em japonês, e "shu" é uma forma honorífica de "sensei", que significa "professor" ou "mestre". Portanto, "Doshu" pode ser traduzido como "mestre do caminho".

A palavra Iemoto (家元) é formada por dois caracteres, o primeiro ideograma significa casa, família; já o segundo significa começo, origem. Iemoto é normalmente usado para descrever o “cabeça” de uma organização tradicional. Seja ela uma tradição nas artes marciais, ou de cerimônia do chá. O Iemoto pode ainda ser chamado de Soke (宗家) ou ainda outras denominações. Independentemente da denominação escolhida, e simplificando na medida do necessário, o importante de se entender é que se trata de um sistema de legitimação tradicional, em que a autoridade é exercida pelo Iemoto sobre os membros de uma tradição. No Japão as artes marciais seguem este sistema inclusive o Aikido.

Morihei Ueshiba
(1883 - 1969)

O Sensei Morihei Ueshiba

Mestre Fundador do Aikido

Nasceu no dia 14 de dezembro de 1883, em Tanabe, provínia de Kii.

Após estudar diversas artes marciais, percebeu que a verdadeira força está no sentimento correto. E após provar isso na prática, desenvolveu uma nova forma de treinamento, criando assim o Aikido.

Morihei_330_390

Kishomaru Ueshiba
(1921 – 1999)

Nascido 1921 em Ayabe, Kyoto, foi o terceiro filho de Morihei e Hatsu Ueshiba. Iniciou a prática do aikido na sua adolescência, tornando-se diretor do Kobukan Dojo em 1942, após seu pai ter se retirado para Iwama. Graduou-se pelo departamento de Ciências Políticas da Universidade de Waseda em 1946.

Kisshomaru foi o grande responsável pela difusão do Aikido pelo mundo, tendo viajado por diversos países da América do Norte, América do Sul e Europa. Escreveu e publicou mais de 20 títulos, incluindo "Aikido No Kokoro" que foi traduzido para o português com o título "O Espírito do Aikido".

Após o falecimento de seu pai Morihei Ueshiba em 1969, herdou o título de Doshu (senhor do caminho). Seu estilo técnico, de movimentos fluídos, com ênfase no "ki no nagare" passa a exercer grande influência sobre os diversos praticantes espalhados pelo mundo. Hoje o Aikido é praticado em mais de 60 países, com cerca de um milhão e meio de praticantes. Kisshomaru esteve no Brasil nos anos de 1978 e 1990 a convite da FEPAI. Moriteru Ueshiba

Kishomaru_330_390

Moriteru Ueshiba

Nascido em 1951 em Tokio, Japão, é o segundo filho de Kisshomaru e Sakuko Ueshiba e neto do fundador do aikido, Morihei Ueshiba. Graduou-se em economia pela Universidade Gakuen. Tendo treinado desde a infância com seu pai e com diversos mestres do Hombu Dojo assumiu o cargo de hombu dojo cho, chefe da academia central do mundo em 1986, mesmo ano em que publicou o livro "Aikido: Shashin de Manabu" (Aikido: Estudo Através de Fotos).

Viajando pelo mundo para dar orientação técnica e unir os aikidoístas de diferentes escolas, foi nomeado como o terceiro Doshu após o falecimento de seu pai em 1999.

Moriteru_330_390

Mitsuteru Ueshiba

Nascido em 1981 é filho do atual Aikido Dōshu, Moriteru Ueshiba. De acordo com o sistema iemoto, espera-se que ele suceda seu pai como Dōshu. Ele é bisneto de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido.

Desde abril de 2012, Ueshiba é Dojocho do Aikikai Hombu Dojo e, como tal, é referido como Waka-sensei ("jovem mestre"). Este termo foi aplicado a Moriteru Ueshiba quando o segundo Dōshu Kisshomaru Ueshiba ainda estava vivo, e a Kisshomaru quando o fundador ainda estava vivo. Mais do que um simples título de respeito, pretende referir-se ao sucessor, que assumirá a liderança depois do pai.

Mitsuteru_330_390
×