Morihei Ueshiba: Da Infância à Fundação do Aikido
Em 14 de dezembro de 1883 nasceu em Tanabe, na província de Kii (hoje Prefeitura de Wakayama) o filho de Yoroku e Yuki Ueshiba, aquele que viria a ser o grande Mestre, criador da mais perfeita e elevada síntese das Artes Marciais Japonesas.Chamou-se Morihei Ueshiba e até a adolescência era um garoto pequeno de aparência frágil. Entretanto ele era espiritualmente forte e seu comportamento diferia muito dos garotos de sua idade. Desde os 10 anos demonstrou grande interesse pelas Artes Marciais conhecidas na época.
Yoroku Ueshiba era membro do conselho local e o principal guardião da aldeia. Havia na localidade um grupo de oponentes políticos que desafiava sua autoridade, opunham-se a ela e o seu chefe vinha sempre à casa de Yoroku para negociações; nessas ocasiões o agressivo oponente apresentava-se grosseiro, não só o criticava mas o ameaçava seriamente.
O fundador, rememorando aqueles tempos, quando tinha cerca de doze anos, dizia que surgiu em si um profundo sentimento de revolta e jurou que não importa que dificuldades, tornar-se-ia forte e não permitiria mais tais ofensas, já que seu pai era um homem de caráter reto e honesto. Este sentimento impulsionou ainda mais o adolescente Morihei para o aprendizado das Artes Marciais.
Em 1901, o jovem Morihei com 18 anos, subiu o primeiro degrau na direção de sua sonhada ambição. Mudara-se para Tokyo para atender a vocação de tornar-se um grande comerciante. Dispendia seu tempo aplicando-se como vendedor e estudando jujutsu-kitoryu à noite. Nesses tempos gostava de ouvir debates políticos, algumas vezes. Esse período de sua vida durou pouco, pois dentro de poucos anos foi obrigado a retornar ao lar, por motivos de doença.
Retornou à sua terra natal, Tanabe, província atual de Wakayama. Após curado de sua enfermidade, o jovem Morihei objetivou tornar-se mais forte e iniciou a prática de exercícios físicos, dentre eles a caminhada. Andava ou corria cerca de 5 quilômetros, mas preferia andar. Aos poucos foi adquirindo excelente vigor físico e dentro de pouco tempo conseguia levantar dois balaios de arroz, quando antes mal conseguia erguer um.
Ao completar 20 anos sua aparência era bem diferente da daquele garoto franzino da adolescência. Sua estatura era baixa, mas sua estrutura corpórea era bem mais forte que a maioria das pessoas. Mas a força física, suas performances não o satisfaziam plenamente. Sua vocação o atraía para o Budo. Com o objetivo de estudar Yagyu-Ryu-Jujutsu transferiu-se para Sakai. Seguindo um chamado interior que o levara à prática de atividades sociais. Ocupou-se na época a resolver os problemas de limites de sua aldeia com as vizinhas e também com os problemas da indústria de pesca local.
Foi através dessas atividades que se tornou muito conhecido na região, envolvendo-se em inúmeras atividades que, vez por outra, gerava boas dores de cabeça para seu pai. Entretanto, talvez devido à fadiga provocada pela vida militar, pela guerra, Ueshiba Sensei ficou acuado por seis meses, sofria de penosas dores de cabeça e estranhos sintomas. Isto deixou seus pais muito contristados. Finalmente recuperou totalmente sua saúde.
Com seu extraordinário espírito audacioso e capacidade de enfrentar o novo sem vacilar decidiu estabelecer-se em uma terra pouco desenvolvida, mudando de ares. Em busca de nova ocupação, transferiu-se para Hokkaido, no limite norte do Japão. Para lá se transferia como líder de um grupo de prisioneiros, oriundo de sua região e iniciou o desenvolvimento em torno de Shirataki, região de Morisetsu, província de Kitami. Uma vez reconquistado seu vigor, sua total saúde, com espírito renovado entrou nos seus trinta anos, disposto a levar avante a missão que se tinha imposto.
Ampliou sua capacidade ao realizar suas tarefas a cavalo pelos campos e montanhas treinando duramente e ampliando sua resistência aos rigorosos frios de inverno, enfrentando eventualmente terríveis tempestades, tomando-se um homem intrépido. Foi eleito membro do Conselho da vila de Kamiyubetsu em Shirataki. Tornou-se conselheiro do prefeito Urataru Kameshige nos assuntos dos imigrantes e para tanto entrou em contato com o escritório do governador de Hokkaido.
Organizou nessa ocasião uma associação para a extensão da ferrovia de Sekihoku, para levá-la até o distrito e foi recomendado como presidente da associação. Seus esforços sinceros foram reconhecidos e aprovados pelo povo, e em 1912 os habitantes de Shirataki lhe concederam a honra de um voto de confiança por estas atividades e o denominaram "rei de Shirataki".
Em 1915, com 32 anos, suas terras e a vila que liderava haviam prosperado substancialmente, graças a seus esforços e seu espírito de união. Nessa ocasião, chegou a Hokkaido o Mestre de Daito-Ryu Jujutsu Sokaku Takeda e sua estadia ali, encontrou-se com a incontida ambição do Fundador de aprender mais e mais, aprofundando seus conhecimentos e sua capacidade nas artes marciais.
Descreve-se a origem do Daito Ryu Jujutsu como tendo sido iniciado pelo príncipe Sadazami, sexto filho do Imperador Seiwa, no século 19. Esta arte foi desenvolvida e preservada até os dias atuais, com a profundidade de sua teoria e a existência de grande número de técnicas.
Mestre Sokaku tinha gênio difícil, um espírito violento e tratava seus discípulos com muita severidade. O Fundador procurou adaptar-se a essa situação, convidou o Mestre para morar em sua residência para que pudesse aprender mais e cuidou dele com todo o desvelo, cozinhando para ele e dando-lhe banho, o que era tradicional quando um estudante era adotado por um mestre.
Entre 1915 e 1916 o O'Sensei recebeu cerca de 100 aulas do seu Mestre tendo recebido dele um precioso certificado de capacitação. Não foram só as 100 aulas a causa de seu progresso; o seu esforço e dedicação ampliaram seu aprendizado, treinando por sua própria conta. Como aluno de Takeda pagava cerca de 300 a 500 ienes por aula ( 1 ien é igual a 1/2 dólar). Mas seu pagamento se ampliava contando-se como tal os serviços prestados, como rachar lenha e carregar água, etc. para o Mestre. Com esta situação dispendeu grande parte do que havia acumulado, incluindo o recebido de seus pais. Em 1919 recebeu notícias de sua família que narravam séria doença do seu pai.
Com o progresso de Hokkaido e dos pioneiros o Fundador também progrediu em suas posses. A vila que iniciaram já havia desenvolvido muito, com inúmeras construções, incluindo-se a escola local. Devido às notícias recebidas doou todos os seus bens ao Mestre Sokaku Takeda, esqueceu-se do prestígio que já havia alcançado e retornou a seu lar, sem bens e posses, como havia partido. Durante o retorno ao lar ouviu notícias referentes ao reverendo Wanisaburo (ou Onisaburo) Deguchi, líder da Omoto-kyo, uma nova religião. Decidiu então dirigir-se a Ayabe, prefeitura de Kyoto, onde estava a Igreja Central do Omoto-kyo para orar e pedir preces para o restabelecimento da saúde de seu pai.
Para sua grande tristeza ao retornar a seu lar em Tanabe, recebeu a notícia do falecimento do seu pai. Diante da perda de um dos entes que mais ornava na vida e para sair fora do estado mental em que se encontrava, como se estivesse em um beco sem saída, decidiu avançar nos propósitos de sua vida e desvendar os segredos do budô.
Foi a partir desse momento que a vida do Fundador transformou-se grandemente. Para meditar e orar vestia-se de traje branco, subia ao alto de uma rocha e ali se quedava em profunda meditação e orava. Outras vezes, caminhava sozinho pelas montanhas e, não raro, ajoelhava-se e orava continuamente preces shintoístas. Antigos amigos que não conseguiam compreender os problemas pelos quais passava o Fundador acreditavam que ele estava perdendo o juízo.
Depois de 1916 suas recordações o levavam a pensar no Mestre Deguchi a quem encontrara anteriormente e por sua causa transferira toda sua família para Ayabe. Buscava uma iluminação para seu coração. Fez de uma casa ao pé de uma montanha sagrada de Ayabe o seu lar. Ali ele ensinava Jujutsu e estudava ativamente como Reverendo Deguchi até o ano de 1926.
O Reverendo Deguchi defendia o princípio de que a o homem é portador do amor e da bondade e tinha como objetivo unir o mundo moral através da religião. Sonhava construir um reino de Paz na Mongólia, com o poder da união das novas religiões, livre da servidão aos velhos costumes, a fim de realizar a prosperidade mútua do Oriente. Com esse propósito o Reverendo Deguchi estabeleceu contato com a Putienchia, religião da Coréia e com a religião chinesa Taoyiian.
Na primavera de 1924 ele decidiu ir pessoalmente à Mongólia. Convidou Masumi Matumura e o Fundador para encontrarem-se no templo Shounkaku, em Ayabe, a fim de delinear seu programa e pediu-lhes que o acompanhassem nessa viagem. Nessa época Deguchi esteve implicado, desde 1921, no escândalo da Omoto Kyo, ocasionado pela acusação de desrespeito ao Imperador. Devido a essa circunstância a viagem proposta estava cercada de segredo. Deguchi partiu em viagem de trem de Ayabe pela madrugada de 13 de fevereiro de 1924 e a ele se juntou ao Fundador em Tsuruoba e dali partiram para a Manchúria e a Mongólia.
Foi uma viagem de verdadeiro sofrimento. Sem estradas, com pouquíssimas posses e em constante expectativa para fugir dos inimigos, foram obrigados a usar toda sua força e criatividade para sobreviverem. Durante os cinco meses da viagem com destino a Mukdeu, o grupo liderado pelo Reverendo Deguchi teve que fugir de assaltos de grupos militares dispersos, desertores e bandidos. O Fundador esteve sempre ao lado do Reverendo Deguchi selando seu destino ao dele. Chegando o grupo a determinado lugar, recebeu um ataque de forças locais, que capturaram todo o grupo, pilhando tudo o que tinha inclusive roupas e sapatos.
As atitudes do Fundador ao serem presos se destacaram da dos demais e, devido a isto, seus captores lhe deram tratamento especial, mantendo-o sob severa vigilância, acorrentando-o e prendendo-o a um pelourinho.
Em um determinado momento o grupo foi conduzido a um pelotão de fuzilamento. Momentos antes de se consumar o fuzilamento as forças do general os atacaram, abrindo fogo. Diante desses acontecimentos, o grupo se manteve tranquilo, não aparentando nenhum medo diante daquela fatalidade. O Fundador, de maneira particular, teve uma atitude especial e calma perante essa situação, mantendo-se como sempre, sem demonstrar qualquer emoção e sim uma atitude de grande paz. Escapam graças a ajuda do governo Japonês. A partir daí Morihei Ueshiba dedica-se às artes marciais, quando, em 1942 o nome AIKIDO torna-se oficialmente registrado pelo Ministério da Educação. Em 1948 se dedica intensamente à trabalhos no campo, aos treinamentos e a meditações em Iwama. Aikikai Hombu Dojo se muda para Iwama, sendo aberto um escritório em Tokyo. Kisshomaru se torna o Diretor Geral do Dojo Aikikai.
Em 1969 Morihei realiza sua última demonstração (15/01) para a celebração do Kagami Biraki. Falece devido a um câncer no dia 26 de abril. Suas cinzas foram guardadas em Kozanji, Tanabe. Foi concedido o título de cidadão honorário de Tanabe e Iwama. Sua esposa, Hatsu, falece em junho.