Brasil e Argentina - Visitando São Paulo e Buenos Aires
por Irie Yoshinobu - Aikikai Hombu Dojo
Um convite da Federação Paulista de Aikido
Eu, Yoshinobu Irie, a convite do mestre Makoto Nishida da Federação Paulista de Aikido, visitei do dia primeiro ao dia 10 de Maio a cidade de São Paulo no Brasil e Buenos Aires na Argentina.
Partindo do aeroporto de Haneda, em Tokyo, no dia primeiro às 2 horas, passando por uma conexão em Frankfurt, cheguei ao aeroporto Ezeiza, em Buenos Aires, na manhã do dia 2. Fui recepcionado pelo shihan Nishida, que havia chegado um dia antes, e pelo mestre Roberto Palma da Organização Argentina de Aikido.
Realizamos um seminário nos dias 2 e 3, das 7 da tarde às 9 horas, no Centro Asturiano de Buenos Aires, com a participação de aproximadamente 250 praticantes.
No dia 4, das 7 da tarde às 9 horas, realizamos um treino especial para yuudansha no dojo de sensei Palma. Com o treino ministrado pelo shihan Nishida na primeira metade e por mim na segunda parte, tivemos cerca de 50 participantes.
Fiquei contente que antes do treino para yuudanshas do dia 4, shihan Katsutoshi Kurata da Federação Argentina de Aikido veio especialmente para reencontrar-se comigo para matar a saudade.
Mestre Palma, com o falecimento do shihan Kenzo Miyazawa há 13 anos, emancipou-se e formou sua própria organização. Com o apoio do shihan Nishida, em 2014 se tornou uma organização reconhecida pelo Hombu (sede da Fundação Aikikai). Atualmente, atua em cerca de 50 locais pelo país.
No dia 6, acompanhado pelo shihan Nishida, partimos para São Paulo no Brasil.
De alguma forma vencendo o congestionamento, após o checkin no hotel, partimos para a sede da Federação Paulista de Aikido.
Nesse dia realizamos um evento especial para yuudanshas, a partir das 5 horas da tarde, dois treinos de uma hora e meia, o primeiro com 50 e o segundo com aproximadamente 30 pessoas.
No dia 7, realizamos no complexo esportivo SESC, das 10 horas e meia da manhã até meio-dia e meia, um seminário fechado apenas para federados, e um aberto à tarde, das 3 às 5 horas. Tivemos cerca de 250 participantes. Na ocasião, pude reencontrar Rodrigo Maruyama que foi meu uke no Zen Nihon Embu Taikai (All-Japan Aikido Demonstration).
Tanto na Argentina quanto no Brasil, o clima de treino foi muito agradável. Os treinos refletiram a dedicação das pessoas envolvidas na organização dos eventos e dos praticantes de Aikido.
Estou muito grato por todo apoio do shihan Nishida durante minha estadia nos dois países. Conversamos sobre treinos e vários outros assuntos. Fiquei realmente muito satisfeito.
A hospitalidade e dedicação da família de ambos senseis Nishida e Palma me deixaram com uma impressão muito forte. Talvez por ser logo após o desastre ocorrido na minha terra natal*, as ligações familiares nunca me pareceram tão importantes.
No dia 8, me despedi do sensei Nishida e sua família e me preparei para voltar.
--
Irie Yoshinobu
Aikikai Hombu Dojo
*N.d.T: Em referência aos terremotos que atingiram a região de Kumamoto no Japão, em Abril de 2016.
Artigo originalmente publicado no Aikido Shimbun no.665 em Junho/2016
Traduçao Ricardo Doi (ACAM) / revisão: Bruno Hissatsugu (ACAM)